24.7.06

Da série: Porque amo ... tema de hoje: Fazer yoga.

Uma vez por semana, a yoga me obriga a enfrentar duas coisas que me apavoram:
1 - O risco
2 - O olhar do outro

e a desisitir de dois vícios antigos:
1 - a competividade
2 - a ansiedade trágico-antecipatória


O RISCO

- Oi, prazer. Meu nome é Prudentina.
Desconfio de tudo que é novo ou desconhecido.
Qualquer ação que tenha 0.1% de chance dar errado, estou fora.
Ei! Espera aí. Quem é você?
Desculpe, mas não falo com estranhos, você pode ser um psicopata e me fatiar para comer no lanche, adeus.

Enquanto isso, no tatame da yoga:
Para conseguir fazer qualquer posição invertida,
Prudentina precisa testar seus limites,
ir um pouquinho além da zona de segurança.
Daí, ela toma coragem,
contraí abdomen, coxas, respira fundo e joga todo meu peso
para a cabeça, mesmo sabendo que pode cair com a testa no chão ou fraturar o pulso.
Quem não arrisca, não petisca.



O OLHAR DO OUTRO

- Oi, Meu nome é Conchita Temerosa.
Aquela que, cansada de se preocupar
com o que os outros pensam, decidiu entrar em sua concha e nunca mais sair.

Enquanto isso, no tatame da yoga:
Sozinha no quarto, Conchita fica na postura da águia sem bambear.
Na academia, ela mal consegue se manter num pé só.
A diferença entre os dois momentos?
A platéia.
Conchita começa a refletir sobre isso.



A COMPETIVIDADE
- Oi, me chamo Ronaldinha Fenômena.
A CDF que chora quando tira 9,8
e que não aceita nada a menos do que ser a atilheira da Copa.
Medalha de prata? É lixo. De bronze? Humilhação.

Enquanto isso, no tatame da yoga:
No quesito equilíbrio, Ronaldinha está se firmando como uma das PIORES da turma!
E está se sentindo superbem com esse fato inédito! Foi a professora Nana quem ensinou:
"Respeite o que consegue fazer hoje.
Não exija demais de você!
Não é o resultado que importa, mas o caminho"
(Por que não conheci ela antes?)

ANSIEDADE TRÁGICO-ANTECIPATÓRIA
Oi, Sou Urubulina.
Na véspera de viajar, meu avião já caiu.
Na véspera de um teste, já estou reprovada.
Na véspera do médico, já estou terminal.

Enquanto isso, no tatame da yoga:
Durante a meditação, Urubulina tem que resgatar
sua mente do futuro que ainda não existe e trazê-la para o presente real!
Afinal, quem morre de véspera, é o peru.

Professora Nana vai viajar para Portugal
e estou tensa.

4 comentários:

Anônimo disse...

oii
e li um livro seu chamado Conspiraçao Astral missao amizade, eu adorei esse livro.........

Angélica Lopes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Angélica Lopes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Angélica Lopes disse...

OBA!!
Que bom que vc gostou do "Conspiração".
O mais legal é que este livro é o terceiro de uma série.
OU seja: se vc quiser saber como tudo começou, como as três melhores amigas se conheceram, etc e etc, é só ler:
PLANO B - MISSÂO NAMORO
e
FOTOS SECRETAS - MISSÂO VIAGEM!!!

Lá no meu site tem mais sobre eles:
www.angelicalopes.com.br

Ah - e se vc não encontrar na livraria, pede para o livreiro encomendar na editora Rocco ou compra pela internet!
No site da Fnac tem sempre promoção!

bjs