7.6.10

Maldita vuvuzela!

A César o que é de César. E aos sul-africanos o que é dos sul-africanos.

Foram eles que inventaram aquele cornetão de som insuportável dos jogos de futebol que só agora descobrimos (ou eu descobri, vá lá, admito minha ignorância) não se chamar "cornetão de som insuportável dos jogos de futebol", e sim vuvuzela, nome zulu que significa "fazer barulho". Ora, que surpresa.

Em época de Copa do Mundo não há quem, exceto eu, ao que parece, resista a soprar uma vuvuzela com toda força dos pulmões pra fazer... "vuuu". O que mais?

Nas lojas, elas estão lá, juntinhas, dezenas, ao alcance das crianças de todas as idades, sempre perto do caixa, ou na entrada, lugares onde o tédio e a curiosidade imperam, e toda hora "Vuuuuuu". Ninguém se envergonha de meter a boca nas vuvuzelas alheias.

-- Tem que testar o produto antes de levar, né, gente? -- uma candidata a futura dona de vuvuzela se justificou ontem nas Lojas Americanas de Copa (não da África, mas a ...cabana mesmo) quando não disfarcei o mal que ela acabara de fazer aos meus tímpanos ao soprar aquela joça.
Como se vuvuzelas dessem defeito. Ela não levou, claro. Soprou e se foi, satisfeita. Só queria mesmo... "Vuuuu!"
Ai!
Mas há situações piores. Estar, por exemplo, num estádio de futebol no país onde se inventaram as vuvuzelas.
Na cidade do Cabo, os sul-africanos construíram uma de 35 metros para fazer um supervuuu. Ainda não se sabe quem vai soprar.

Especialistas boleiros estão preocupados: o som das vuvuzelas nos estádios sul-africanos podem abafar o apito dos árbitros.

Pesquisadores alertam: o "vuuuu" das vuvuzelas emitem 127 decibéis quando o máximo para um ouvido humano não se deteriorar é 85!

O "vuuu" é altamente perigoso e o ministério da saúde mental dos seus amigos adverte:
Em caso de gol, não sopre.
Pelo menos, não perto de mim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sério?!
Não seria o caso do ministério da Saúde proibir esse mal?
Isso é um perigo ao ouvido das pessoas que têm criança em casa!!!!
Aushaushaushaushaush
beijos

Orianna R. Alves disse...

Eu estou com você !!! Não me atrevo a soprar aquele ngócio, é um terror !!!!

Gostei muito do texto, te encontrei no blog da Psicótica, tenho um blog tb, se quiser dê uma olhadinha.

Beijos da Ori.