7.12.07

A cultura do esculacho se agrava no fim-de-ano

É só chegar dezembro e a temperatura subir para o Rio de Janeiro virar a capital mundial do esculacho.
Todo mundo com pressa, tentando comprar os presentes de Natal, enfrentando a fila das lojas americanas, se maldizendo por ter esquecido de pegar o durex na ida para o caixa, contando os minutos para chegar logo a folga de fim-de-ano, e o suor escorrendo, e as ruas lotadas, e o trânsito, e os turistas, e os pedintes, e os 171s, e os meliantes...

A cidade vai se transformando num Todos X Todos.
Ontem, entrei no ônibus com uma nota alta na mão e o cobrador simplesmente me EXPULSOU:
- Tem troco, não. Vai ali no pipoqueiro trocar.


Vou repetir:
"Vai ali no pipoqueiro trocar!"

Ele queria que eu saísse do veículo, comprasse um saco de pipoca, mesmo estando de dieta, mesmo não gostando tanto assim de pipoca, para fazer o trabalho dele que é de o TROCADOR (ou seja: pessoa que troca o dinheiro, hellou).

Isso sem contar que o pipoqueiro,
que vende o saquinho a 2,00,
mais barato que o preço da passagem (que era um frescão de 3,70),
só de olhar para minha nota também ia acabar
me mandando comprar uma palavra-cruzada no jornaleiro,
que me mandaria comer um pão de queijo no Rei do Mate,
que me perguntaria por que eu não dava uma passada lá na fármacia Pacheco, para ver se eu encontrava um Afrin...


De esculacho em esculacho, eu iria sendo massacrada em
em todas as biroscas cariocas até chegar em casa - a pé!

Diante dessa perspectiva e já meio esmagada e catatônica pelos
diversos episódios desse nível que ocorreram durante o meu dia, fui fraca e simplesmente aceitei:
- Eu vou. Mas senhor vai ter que me esperar, hein!

Olha como são as coisas: chamei ele de senhor!
Dei três passos para fora, olhei para aquela montanha de pipocas-doce e, num lapso de lucidez, peguei outro ônibus.
E ele, claro, não me esperou.

Cansativo, né?

p.s: Foi por causa de um desses esculachos
que não irei a São Gonçalo no sábado. Peço desculpas às meninas que estavam animadas,
principalmente à Mari e à Lílian, e prometo que vou arranjar outro jeito da gente se encontrar.

p.s: Leia o post abaixo e opine: será que fui esculachada só por que estou com lepra no nariz? Faria sentido...

12 comentários:

LOKA disse...

Falta de educação é uma m!!!!

Srta. Bella disse...

Cara,

no quesito grossura,

motorista de ônibus não perde para ninguém.

Vc não é a única, Angelllll!!!

Valmir sobretudo.nafoto.net disse...

Eu sei que existe essa 'cultura do esculacho' agravada com a proximidade das festas de final de ano. Mas hj vivi a situação inversa. O espírito natalino de um bondoso vendedor de coco. Assim recuperei meu celular, perdido no meio da rua, apressado pro fechamento de segunda! Viva o Natal! rs

Angélica Lopes disse...

Esse eu presenciei.
O Milagre do Aparecimento do Celular!
Será que ainda vai acontecer comigo?
Será que minha obra acaba antes do dia 24?
Por favor, papai Noel!
Me dá uma chance!
(e um blackberry tb)

BRUNO BORGES disse...

hahahahahahahaha... que ijustiça! rsrs
li seu blog... não acreditei. fizeram vc comprar pipoca no pipoqueiro?
você é muito bonzinha. eu mandava ele comprar, ele não é o trocador? que se virasse né?
deixa ele comigo... qual o nome dele? sabe o CPF? A Identidade? O Cep? O endereço? eu vou processar ele! hahaha
Angel, esse é o mundo de hoje. Que discriminação das nossas herps... que são tão indiscretas... haha

brunito disse...

Quem dera se o mundo fosse calmo igual a Angel. Até agora eu não acredito que ela desceu do ônibus pra comprar pipoca só pra viajar num ônibus. Eu nunca que iria ter esta calma. Ele iria ter que ir comprar. Que povo mais abusado! Bjs... Viva a Angel!!! Vivaaaaa!

Blog da Mari disse...

Caraa... tô chocada... fez bem em não ter me contado isso antes. Que cara idiota. Que droga! Agora quando vc vem aqui...? Ah.. tem mts livrarias por aqui..!


Aquilo que eu postei no meu blog... é pq eu achei super engraçadaa a situaçãocom a Thá. Ainda bem que vc me falou isso agora. Pra falar a verdade eu tava ficando meio chatedada... Droga, agora quem tá chateada comigo é vc!


Sobre o trocador, eu também teria mandado ELE descer pra comprar a pipoca...

bjuu Angel

Lalá disse...

Caraca.... fiquei revoltada também! (Eu li seu coment no blog da Mari).
Que livraria é mesmo!?

Que cara ignorante!
Muito ridículo.


Saudades de você...
Beijitossssss

Lá Cristina disse...

Ai Angeliquita... tudo o que eu preciso nesse momento é um conselho amigo! Brigada, viu?!
Ainda tô mega chateada, mas vai passar... mais uma vez, obrigada!

Te adoro!

Blog da Mari disse...

Aliviada...



Você é muuuuito fofa =p

Te adoroo

nathalia disse...

Lendo seu blog vi q vc tem uma maltesa..q fofo..eu tenho um maltes lindo chamado Luck...

Bizoca disse...

ai ai...
Preciso me preparar psicologicamente prá novembro...
Aliás, festa de 1 ano da Bruninha na casa de mami, dia 29 de novembro. Reserva aí na tua agenda já!
;o)